segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lab.Letras #Nominalização e Substantivação


A Nominalização e a Substantivação são processos de formação de palavras que determinam a Coesão Lexical*. Essa Coesão ocorre por três sistemas: Transformação, Colocação e Reiteração. Nosso foco será o sistema de transformação, pois é nele que ocorrem os processos de Nominalização e Substantivação.

TRANSFORMAÇÃO: Transforma elementos de uma classe de palavras em elementos de outra.

NOMINALIZAÇÃO: Pode ser por Derivação Regressiva ou por Derivação Imprópria.


Derivação Regressiva: Muda a classe gramatical e a estrutura da palavra.

Exemplo: "Jantar" por "a janta" (retira o R e muda a estrutura da palavra. Por consequência, muda a classe gramatical - de um verbo para um substantivo).

Você viu que o substantivo "JANTA" perdeu um de seus elementos, o 'R'. Isso fez a palavra regredir de tamanho. Por isso, o nome DERIVAÇÃO REGRESSIVA. Note, também, que quando a palavra perdeu o R, ela mudou a classe gramatical - de um verbo (jantar) para um nome (janta). Assim se faz uma nominalização por derivação regressiva.

Outro exemplo seria o verbo ENCONTRAR pelo nome O ENCONTRO (retirou o R, a palavra diminuiu de tamanho (derivação regressiva) e mudou de classe gramatical).

Derivação Imprópria: Muda a classe gramatical, mas não muda a estrutura da palavra.

Exemplo: Aquele garoto é bonito, mas é muito burro!(Burro, nesse caso é um adjetivo)

Exemplo: Aquele Burro é bonito! (Burrro, nesse caso, passou a ser o nome, o substantivo da frase)

A palavra burro - originariamente remete a um animal (substantivo) passou também a ser empregada na designação de qualquer pessoa a que se quer referir por sua inépcia (adjetivo).

Portanto....quando você mudou a classe gramatical, de Burro adjetivo para Burro substantivo, e nessa mudança nenhum elemento da palavra alterou...então você fez uma Nominalização dor DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA.

Outro exemplo: A palavra oliveira (substantivo comum), que pode se transformar num sobrenome de família (Oliveira: substantivo próprio). OBS: A derivação imprópria, por não mudar a estrutura da palavra, ela não está no âmbito da Morfologia da palavra. Como muda apenas a classe gramatical e, portanto, muda o sentido, está no âmbito da Semântica (sentido). 

SUBSTANTIVAÇÃO: Ocorre por Derivação Sufixal.

Derivação Sufixal: Acrescenta sufixo - Isso faz com que a estrutura e a classe gramatical da palavra variem.

Exemplo: Ele não telefonou. (verbo) 

Exemplo: Ele não deu um telefonema (- acrescenta o sufixo, a classe gramatical mudou de um verbo para um Substantivo).

* O que é Coesão Lexical?

É um mecanismo de coesão textual que envolve a repetição da mesma palavra ao longo do texto ou a sua substituição por outras palavras que com ela mantêm relações semânticas (sentido) de natureza semelhante.

 Fonte: A nossa produção textual

Nenhum comentário:

Postar um comentário