sábado, 16 de março de 2013

Edu. Digital#7 É preciso ensinar os alunos a usar a tecnologia com consciência



 "Ensinar os jovens a fazer o uso adequado das ferramentas digitais os torna competentes na comunicação coletiva" (Catarina Iavelberg)

Segunda aula de Educação digital (Terça-Feira, 5 de março de 2013). Foi trazido e apresentado o texto, É preciso ensinar os alunos a usar a tecnologia com consciência, matéria da revista online Nova escola, pelo colega de curso, Anderson Proença de Andrade. Após a leitura do texto, aqui estou a deixar a minha opinião sobre o assunto.

Utilizar por utilizar? Pesquisar o que? Fator custo, é importante? Essas são algumas das perguntas que rodearam meus pensamentos no decorrer da leitura. E o que posso falar a respeito: Não temos ainda o habito de se manter digitalmente. Isso acontece por estarmos presos a velhos hábitos costumes, pois a maioria de nós não 'nasceu' nessa era onde tudo esta digitalizado, ainda somos direcionados, por impulsos a nosso velho material caneta e papel. Fora ainda não termos o habito de estarmos totalmente digitalizados, e não por causa de costume, mas muitos ainda não aderiram ao 'digital', por causa do custo $$. Nos mantermos online e digitalizados custa caro e muitos ainda não têm como manter essa necessidade.

"Hoje, presenciamos a articulação de movimentos sociais e da sociedade civil por meio de sites, redes sociais, blogs etc. Não é possível ignorar a quantidade e a qualidade de informações que circulam nos espaços virtuais. É fascinante a variedade de textos, imagens e vídeos existentes na web. Ensinar a criança e o adolescente a se apropriar dessas novas linguagens é a única maneira de torná-los competentes para a comunicação coletiva. Toda escola deveria assumir o compromisso ético de proporcionar aos alunos o uso adequado dessas ferramentas, dando, assim, subsídios para que sejam capazes de filtrar as informações disponíveis, produzir conteúdos e conseguir articulá-los de forma reflexiva."  (Catarina Iavelberg)

Se formos pensarmos, e analisarmos historicamente chegamos a conclusão que sempre usou-se da tecnologia para trabalhar com os alunos, seja elas tecnologias materiais as atuais tecnologias virtuais.

Termino este texto com está pergunta: Mas como pensar, e não somente isso, mas por em pratica a tecnologia na educação escolar? 

Texto: É preciso ensinar os alunos a usar a tecnologia com consciência
Autor: Catarina Iavelberg
Fonte:  Nova escola (Editora Abril)
Link: Reportagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário