“Para Vigotsky, O professor é o mediador da aprendizagem do aluno, facilitando-lhe o domínio e a apropriação dos diferentes instrumentos culturais. Mas, a ação docente somente terá sentido se for realizada no plano da Zona de Desenvolvimento Proximal. Isto é, o professor constitui-se na pessoa mais competente que precisa ajudar o aluno na resolução de problemas que estão fora do seu alcance, desenvolvendo estratégias para que pouco a pouco possa resolvê-las de modo independente.”
Linha do Tempo da história na Informática na Educação
-Década de 50
⇨Primeiro de Janeiro a Era da Informática.
⇨A informática na educação. e algo recente que teve seu inicio na década de 1950, mas era utilizado apenas para armazenarem dados. Com o passar do tempo que ela foi ganhando espaco ate chegar a sala de aula.
-Década de 60
⇨Experiências de engenheiros na área computacional voltadas para a aplicação da informática na educação.
⇨O Ministério da Marinha brasileira tinha interesse em desenvolver um computador com “Know-how” próprio.
-Década de 70
⇨Primeiro de Janeiro a Era da Informática.
⇨A informática na educação. e algo recente que teve seu inicio na década de 1950, mas era utilizado apenas para armazenarem dados. Com o passar do tempo que ela foi ganhando espaco ate chegar a sala de aula.
-Década de 60
⇨Experiências de engenheiros na área computacional voltadas para a aplicação da informática na educação.
⇨O Ministério da Marinha brasileira tinha interesse em desenvolver um computador com “Know-how” próprio.
-Década de 70
- 1970:
- 1971:
⇨Realizou-se um seminário intensivo sobre a utilização dos computadores no ensino de Física na Universidade Federal de São Carlos. Brasil iniciou caminho para informatizar educação., discutindo uso de computadores no ensino de Física (USP/São Carlos) e houve I CONTEGE no Brasil.
- 1972:
- 1973:
- 1975:
⇨1 Feb 1975, Foi produzido o documento "Introducao de Computadores no Ensino do 2o. Grau" financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEM/MEC).
- 1977:
- 1979:
⇨A SEI (Secretaria Especial de Informática, efetuou uma proposta viabilizando os recursos computacionais no setor educacional.
⇨Final da década de 70 e começo de 80 – Criação de um grupo interdisciplinar para pesquisar a linguagem LOGO (linguagem de programação).
-Década de 80:
⇨UFRGS iniciou experiências no laboratório para estudos cognitivos, utilizando a linguagem, LOGO como ferramenta de investigação nos processos mentais das crianças.
- 1980:
- 1981:
⇨Criados seminários que dão partida à informática da educação no Brasil: 1981, I Seminário Nacional de Informática na Educação (SEI, MEC, CNPq) - Brasília.
- 1982:
⇨ Novembro/1982 -foi subordinado à Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa - FUNTEVÊ, hoje Fundação Roquette Pinto, cujas atribuições regimentais foram posteriormente reformuladas em março/84, para melhor cumprimento dos requisitos indispensáveis ao desenvolvimento e à coordenação das atividades na área, tendo em vista o interesse da Secretaria Geral do MEC em assumir a coordenação do projeto. Coube ao CENIFOR a responsabilidade pela implementação, coordenação e supervisão técnica do Projeto EDUCOM. Brasília/DF, UNB. Promoção MEC/SEI/CNPq.
- 1983:
⇨1 Mar 1983, Foi criado Projeto EDUCOM (pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar) - Comissao Especial de Informática na Educação.. O aluno e o construtor de sua própria aprendizagem.
⇨Publicação do Comunicado SEI solicitando a apresentação de projetos para a implantação de Cebtros-piloto junto as universidades.
⇨Oficialização dos centros de estudo do Projeto EDUCOM, o qual era composto pelas seguintes instituições:UFPE, UFRJ, UFMG, UFRGS, UNICAMP..
⇨Publicação do documento: Diretrizes para o estabelecimento da Politica de Informática no Setor de Educação, Cultura e Desporto, aprovado pela Comissão de Coordenação Geral do Mec, em 25/10/82
- 1984:
⇨É aprovada a lei da Informática, a qual impôs restrições ao capital estrangeiro, tornou legal a aliança do Estado com o capital privado nacional. Essa lei tinha uma previsão de 8 anos, tempo estimado para que a indústria nacional alcançasse maturidade, visando à competitividade internacional.
⇨Assinatura do Protocolo de Intenções MEC/SEI/CNPq/FINEP/FUNTEVÊ, para a implantação dos centro-piloto e delegação de compet~encia ao CENIFOR.
⇨Expedição do comunicado SEI/SS nº19, informando subprojetos selecionados: UFRGS, UFRJ, UFMG, UFPe e UNICAMP.
- 1985:
⇨Aprovação do Novo regimento Interno do CENIFOR, Por taria FUNTEVÊ - nº246. de 14/08/85
⇨Aprovação do Plani Setorial: Educação e Informática pelo CONIN/PR.
- 1986:
⇨Aprovação do Programa de Ação I mediata em Informática na Educação.
⇨Instituição do I Concurso Nacional de "Software" Educacional e da Comissão de Avaliação do Projeto Educom.
⇨Extinção do CAIE/SEPS e criação do CAIE/MEC.
- 1987:
⇨Realização da jornada de Trabalho de Informática na educação: Subsídios para poliicas, UFSC, Florianópolis/SC.
⇨Coordenação e Supervisão Técnica do Projeto EDUCOM é transferida para a SEI NF/MEC.
⇨Elaboração do Programa de Ação Imediata em Informática na Educação, o qual teve, como uma das suas principais ações, a criação de dois projetos: Projeto Formar que visava à formação de recursos humanos, e o o Projeto Cied que visava á implantação de centros de informática e Educação.
⇨Implementação do Projeto FORMAR I, Curso de especialização em Informática na Educação, realizado na UNICAMP.
⇨Lançamento do II Concurso Nacional de Software Educacional.
⇨Inicio da Implantação dos CIED.
- 1988:
⇨Realização do III Concurso Nacional de Software educacional.
1988/1989:⇨Implantados 17 CIEDs onde atendiam a alunos e professores de 1o. e 2o. grau e a comunidade em geral e foram irradiadores e multiplicadores da telemática na rede publica de ensino.
⇨1 Nov 1989, Foi instituído o Programa Nacional de Informática na Educacao-PRONINFE através da Portaria Ministerial no. 549/89, com o objetivo "desenvolver a informática educativa no Brasil, através de atividades e projetos articulados e convergentes, apoiados em fundamentaçao pedagógica, solida e atualizada, de modo a assegurar a unidade politica, técnica e cientifica imprescindivel ao exito dos esforços e investimentos envolvidos."
⇨Realização do II Curso de Especialização em Informática na Educação - FORMAR II
⇨Instituição do Programa Nacional de Indormática Educativa PRONINFE na Secretaria-Geral do MEC.
⇨Realização da Jornada de Trabalho Luso Latino-Americaba de Informática na Educação, promovida pela OEA e INEP/MEC, PUC/Petrópolis/Rj.
-Década de 90:
- 1989:
⇨1 Nov 1989, Foi instituído o Programa Nacional de Informática na Educacao-PRONINFE através da Portaria Ministerial no. 549/89, com o objetivo "desenvolver a informática educativa no Brasil, através de atividades e projetos articulados e convergentes, apoiados em fundamentaçao pedagógica, solida e atualizada, de modo a assegurar a unidade politica, técnica e cientifica imprescindivel ao exito dos esforços e investimentos envolvidos."
⇨Realização do II Curso de Especialização em Informática na Educação - FORMAR II
⇨Instituição do Programa Nacional de Indormática Educativa PRONINFE na Secretaria-Geral do MEC.
⇨Realização da Jornada de Trabalho Luso Latino-Americaba de Informática na Educação, promovida pela OEA e INEP/MEC, PUC/Petrópolis/Rj.
-Década de 90:
- 1991:
- 1990:
⇨Reestruturação ministerial e transfêrencia do PRONINFE para a SENETE/MEC.
⇨Aprovação do Regimento Interno do PRONINFE. (Programa Nacional de Informática na Educação) que foi implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de 1990. Em setembro do mesmo ano, o PRONINFE foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia).
⇨Aprovação do Plano Trienal de Ação Intregrada 1990/1993.
⇨1 Nov 1990, Sociedade Brasileira de Computação - SBC, criou um grupo de interesse especifico na areá de Informática e Educação, iniciando um ciclo de encontros anuais.
⇨14 Nov 1990, Foi realizado no Rio de Janeiro e foi organizado pela COPPE-UFRJ e pelo Departamento da Educação da PUC-RJ, disseminando resultados de pesquisas e experimentos bem sucedidos no Brasil e Mundo.
- 1992:
⇨Criação de rubrica específic para ações de informática educativa no orçamento da União.
⇨A partir de 1995, inicia-se a disciplina de Informática Educacional, passa a integrar os currículos das universidades.
⇨1 Jan 1995, Houve a primeira reforma no Curso de Mestrado da Educação. em função dos trabalhos da EDUCOM. Criou-se a linha de pesquisa Informática na Educação.
- 1993:
- 1995:
⇨A partir de 1995, inicia-se a disciplina de Informática Educacional, passa a integrar os currículos das universidades.
⇨1 Jan 1995, Houve a primeira reforma no Curso de Mestrado da Educação. em função dos trabalhos da EDUCOM. Criou-se a linha de pesquisa Informática na Educação.
- 1980 à 1995:
- 1996:
⇨20 Nov 1996, VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação., de 20 a 22 de novembro, Belo Horizonte, MG.
- 1997:
⇨Criação dos NTEs (Núcleos de Tecnologia Educacionais)
⇨1 Jan 1997, Projeto Ensino On Line (EOL). Foi uma iniciativa do Governo de São Paulo, o projeto faz parte do Programa "A Escola de Cara Nova na Era da Informática – O computador a serviço da melhoria da qualidade de ensino" serve de apoio didático-pedagógico ao professor, torne a escola mais atrativa para os jovens e promova a pesquisa e integração das escolas através da Internet.
⇨2 Jan 1997, Iniciativa do Governo de São Paulo, serve de apoio didatico-pedagogico ao professor "A Escola de Cara Nova na Era da Informática".
⇨1 Apr 1997, Iniciativa da Secretaria de Educação. a Distancia (SEED/MEC) para introduzir a tecnologia de informática na rede publica de ensino.
- 1999:
-Década de 2000
⇨ Várias iniciativas começaram a surgir com o incentivo do MEC.
⇨ Regulamentação do EAD no Brasil.
⇨ Foram criados diversos sites Educacionais para facilitar a pesquisa e o estudo.
- 2002:
⇨ 12 Nov 2002, XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCACAO (SBIE)
⇨ 2005/07: Projeto um computador por aluno (UCA).
⇨ 28 Nov 2007, XVIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCACAO, NA CIDADE DE SAO PAULO
⇨ 12 Nov 2008, XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação., ocorreu em Fortaleza/CE e foi realizado na Universidade Federal do Ceara com o tema "Tecnologia e Educação. para todos".
⇨ 2010/12: Em 2010, o projeto Um computador por aluno continua. Cenário Atual.
- Referencial Teórico
APRENDENDO Mathema. Linha do Tempo, Histórico da Educação da Informática no Brasil. Disponível em:<http://aprendendomathema.blogspot.com.br/2012/12/linha-do-tempo-historia-da-informatica.html> Acesso em:09 de março de 2013
ARTIGO. Disponível em:< www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/337_852.pdf> Acesso em:09 de março de 2013
BRITO, Glaucia da Silva. Educação e novas tecnologias: um re-pensar, Curitiba: Ibpex, 2006.
CANTINHO DA PEDAGOGIA - Linha do tempo na Informática da Educação. Disponível em:<http://cantodapedagogia.blogspot.com.br/2009/11/decada-de-60-experiencias-de.html> Acesso em:09 de março de 2013
INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL - Linha do Tempo. Disponível em:<http://www.timetoast.com/timelines/25048> Acesso em:06 de março de 2013
RESTIER Carla. Linha do tempo, história da informatica educativa no Brasil. Disponível em:<http://www.slideshare.net/CarlaRestier/linha-do-tempo-da-histria-da-informtica-educativa-no-brasil> Acesso em:09 de março de 2013
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informatica na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. - 3? edição, São Paulo: Érica, 2001.
P.S: Trabalho realizado na aula do dia 12/03/13. Aqui ele encontra-se com a linha do tempo completa. com todos os dados que não foram postados na apresentação visual em sala de aula.
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