quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aula de Produção Textual + Tecnologia!


Encontro-me na aula de Produção Textual na Língua Inglesa. E para dinamizar a aula a querida Professora Manuela, trouxe a turma para o Laboratório de Informatica, para usarmos, várias tecnologias ao mesmo tempo, nos comunicando, pesquisando e trocando conhecimentos sobre o que entendemos, sobre as tecnologias educacionais. Como vocês devem estar a par de minhas postagens, tenho pesquisado bastante sobre o tema, por causa da tutoria que realiso em Educação Digital, e vocês também sabem, pois publico sempre aqui matérias sobre o assunto.

Diferente de pesquisas mais teoricas, este texto é mais do que tenho pensado a respeito, é claro que não ficando só no achismos. Peço desculpa se o texto não estiver tão bom, pois acabei escrevendo ele rapidão!

Pensar que não somos aptos a usar tecnologia, é um pensamento ironico. Não só acredito como afirmo que todos somos capazes de lidar com a tecnologia dentro e fora da sala de aula.

Encontramos educadores que tenham dificuldade sim de lidar com a tecnologia digital, mas isso não o coloca no patamar de "bobos/burros". Devemos ter um olhar diferenciado a esses educadores e tentar entender o porque não usar tecnologia, e não ir jungando sem saber o real motivo. Não usar tecnologia na sala de aula não quer dizer que o educador não saiba lidar, apenas não consideram necessario usa-la. E isso vai de educador a educador, saber se é necessario para sua aula ou não.

"Nós estamos todos aprendendo juntos sobre como transformar a educação." David Albury (Retirado do Texto Top 25 frases #eiebrasil, Disponibilizado pela Professora Manuela)

Tanto os Educadores como seus aprendizes estão a cada dia uma aprendendo com o outro. A Troca de conhecimento é algo belo, e essencial para ambos.

Ressaltando o que Pierre Lévy chama de aprendizagem cooperativa. Onde ele diz: "Os professores aprendem ao mesmo tempo que os estudantes e atualizam continuamente tanto os seus saberes 'disciplinares' como suas competências pedagógicas [...] A partir daí, a principal função do professor não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento" (LÉVY, 1999).

Refêrencias Bibliograficas

Site MonoGrafias <http://br.monografias.com/trabalhos914/tecnologias-escola-mundo/tecnologias-escola-mundo2.shtml> Acesso 24/04/2013

Site Lousa Digital <http://lousadigital.blogspot.com.br/> Acesso 24/04/2013
Abaixo Separei três tirinhas para distrair um pouquinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário